Diário de Bordo : Dilemas de uma Mamãe Parte 3.1


            Desde pequena sempre ouvi minha mãe dizer que quando eu e meus irmãos eramos bebezinhos que ela usava fralda de pano,pois naquela época não existia as tão famosas  Fraldas Descartáveis .

Então parei para pensar será que essa evolução e facilidade é tão boa assim???

Minha surpresa e espanto foram instantâneos ao começar a ler algumas matérias em sites aonde mostram o grande problema ao meio ambiente que são as Fraldas Descartáveis. 

Os dados são alertas alarmantes :

* Uma criança usa em média 5.500 fraldas até os 2 anos de idade

* As Fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição nos lixões  (450 ANOS INACREDITÁVEL)

*Para a fabricação de uma fralda além de muita água e energia é necessário da derrubada de árvores e o uso de um recurso não-renovável o petróleo.

* Composta de uma camada de exterior de polietileno sintético(derivado do petróleo) e uma parte interna feita com papel e poliacrilato de sódio.

As fraldas não podem ser recicladas??

Bom se tratando de Brasil que ainda "engatinha" quando a  questão é meio ambiente não existe um descarte correto ainda para as Fraldas Descartáveis que acabam indo para os lixões comuns ,dessa forma 2% em média de um lixão é composto por fraldas que vão demorar em média 450 anos para se decompor. 
Na Inglaterra já existe industrias que disponibilizam usinas para o tratamento de todos os componentes das fraldas descartáveis,que após serem lavadas e processadas se tornam telhas e capacetes para ciclistas. Um usina dessa custa em média 17 milhões.

Ou seja,vai demorar muito para que possamos contar com essa tecnologia no Brasil.






Sabe qual sua economia em optar pelas fraldas de pano??? 

Fralda Descartável : Se uma criança usa em média 5.500 a 6.000  mil fraldas até os dois anos cada pacote de fralda com 24 sai em média R$25,00 o seu custo total vai ser em torno de R$6,2 mil
A fralda de pano é vendida em média a R$ 37,00 na internet,já os absorventes internos custam em média R$ 5,00 a R$ 8,00, você vai gastar em torno de R$ 1,2 mil pois as fraldas são de tamanhos ajustáveis. 


Então muito gente ainda me diz: Vai voltar no tempo e usar Fraldas de Pano??? 

Eu te respondo sim vou usar , agradeço a minha mãe por ter usado em mim e não ter me deixado com esse FARDO de poluição ao meio ambiente e também não quero deixar esse peso para meu filho. 
Hoje existem várias opções de fraldas de pano modernas sem precisar usar alfinetes e afins como antigamente ,falarei sobre elas na próxima matéria :) 

Bjis Fran Cerezer 
Instagram: @FranCerezer / @Mamaetatuadasc 
Facebook: Mamae Tatuada SC




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glossário da gravidez: palavras que farão parte da sua vida!

Diário de Bordo! Fraldas de Pano Modernas!

A mala da Maternidade!