Diário de Bordo: Dilemas de uma Mamãe Parte 2

Olá Mamães ....como falei na última matéria vou abordando alguns temas que são muito polêmicos e discutidos entre as Grávidas !

Como comentei antes de pensar em ter filho sempre imaginei e sempre dizia que se tivesse filho faria Cesárea pois não queria sentir dor alguma.Mas ao descobrir  que estava grávida e começar a pesquisar e ler decidi que queria o parto normal , então você me pergunta,mas porque mudou de ideia Fran?

Eu te digo se o parto normal faz parte da natureza de nós mulheres me questionei porque não tentar pelo menos "tentar" antes de já decidir em fazer uma Cesárea ou ver se ela será necessária,não discrimino nenhuma mulher que queira fazer a Cesárea, não digo que elas são menos Mãe que uma mulher que tenha filho pelo parto normal,mas acho que essa deveria ser o primeiro questionamento de uma grávida .

Porque decidi pelo Parto Normal Humanizado?

Porque acho que meu filho tem que querer vir ao mundo, e ao entrar em trabalho de parto significa que ele está pronto para nascer por esse motivo comecei a pesquisar a ler e buscar informações.

Hoje as mulheres cada vez mais buscam fazer o PARTO HUMANIZADO, porque?

Porque não querer sofrer os métodos "arcaicos" e ultrapassados de um Parto que já traumatizou inúmeras mulheres pelo mundo.

A Humanização do Parto nada mais é que que respeitar a fisiologia do parto e da mulher.Deixar a natureza fazer seu trabalho ,fazer o minimo de intervenção médica e não autorizadas pela gestante,sempre levando em consideração a saúde da mãe e do bebê.


Dessa forma, a mulher passa a ter benefícios como:
- ser tratada com respeito pela equipe médica;
- ter autonomia para escolher como passar pelo trabalho de parto e posição de parto;
- ter assistência da doula;
- fazer uso de técnicas para alívio da dor como banho quente, liberdade de movimento, massagens;
- Sem episiotomia, sem empurrar a barriga, sem dedos nervosos na vagina da mulher, sem prender a respiração para fazer força comprida, sem fórceps, sem vácuo-extrator para acelerar um processo em que mãe e bebê estão bem
-Sem limites arbitrários de tempo para o parto e para o período expulsivo, porque o bebê "ainda está alto", por exemplo
-Sem o uso de ocitocina durante todo o trabalho de parto
- Sem raspagem dos pelos pubianos e/ou a abjeta lavagem intestinal



- redução do índice de depressão pós-parto;
- aumento do vínculo mãe-bebê, com o contato pele a pele e amamentação imediatos.
Para o bebê, também é vantajoso. Além de ir direto para os braços da mãe e poder mamar logo que nascer, o bebê é poupado de procedimentos e exames físicos, ou o de profilaxia da oftalmia neonatal, logo que nasce. Se o cordão umbilical é cortado após parar de pulsar, o bebê ainda tem os benefícios como uma quantidade extra de ferro, o que evita a anemia neonatal. 
E o mais importante: “A gestante precisa querer um parto humanizado, com todas as suas emoções e desconfortos. Não deve escolher isso apenas porque está na moda”
Portanto ao meu ver todos nós mulheres que não apresentamos nenhum tipo de "problema" devemos sim tentar deixar nosso filho vir ao mundo quando ele se sentir preparado. Mas também concordo com a escolha de cada Mãe pois temos que estar cientes e felizes com a escolha.
Eu estou sendo acompanhada por um excelente médico Dr° Marcos Leite que a cada consulta me transmite segurança e calma e agora tenho a minha Doula a Enfermeira Obstétrica Camila Dassan,me sinto super tranquila com a minha decisão e espero que seja possível o parto da maneira que escolhi :)
Bjos Fran Cerezer 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glossário da gravidez: palavras que farão parte da sua vida!

Diário de Bordo! Fraldas de Pano Modernas!

A mala da Maternidade!